RSS

Refletindo sobre amar além das imperfeições...

Passamos tanto tempo da nossa vida em busca de PERFEIÇÃO! Talvez nunca tenhamos percebido que não existe a perfeição senão a de Deus...Nós seres humanos somos limitados, cheios de defeitos, de limitações...mas insistimos em buscar sempre o perfeito!
Muitas vezes achamos que nossa família tem que ser perfeita, aquela família modelo...que nossos amigos não podem arrar, que nosso namorado, marido não tem o diteito de tropeçar...Mas a vida não é assim. É preciso que nós aprendamos a AMAR...e quando realmente aprendermos a fazer issso, talvez possamos aprender a aceitar as diferenças, a aceitar os erros, as quedas das pessoas que amamos...

Hoje, dia 14 de agosto de 2011, é dia dos pais. Um dia com certeza muito importante, que deveria ser celebrado com muito amor e carinhO... Mas nós ainda insistimos em deixar as coisas importantes de lado, insistimos em deixar essa data passar como apenas mais uma do nosso calendário. Dia dos pais são todos os dias!!! Mas não custa nada dedicar um dia especial para quem tanto ama, cuida, educa...

Talvez muitas pessoas nesse momento não consigam ver motivos para agradecerem a existência do seu pai, não consigam ver na sua pessoa uma figura PATERNA como aquela que todos sonham um dia...como aqueles super heróis dos filmes de cinema. Se formos esperar que nossos pais sejam perfeitos ou os melhores para valorizá-los talvez nunca o façamos.

Há tantas pessoas que passam tanto tempo tentando consertar seu pai, que esquecem de ver o quão maravilhos é ter um PAI. tenho certeza que nesse exato momento existem milhares de pessoas que dariam tudo para ter o pai que eu tenho, que você tem....É...esse mesmo...que por vezes é carrancudo, brigão, estressado... Mas que tem uma qualidade incrívelmente linda...A capacidade de amar seus filhos apesar de tudo...muitas vezes sem saber demonstra esse amor...
Quantas pessoas hoje queriam ter quem abraçar e chamar de PAI??? Mas infelizmente muitos já partiram e deixaram saudades....

Se hoje você tem um PAI, agradeça a Deus e não deixe de desejar a ele um FELIZ DIA DOS PAIS! mesmo que você ache que ele não mereça... E se você achar difícil fazer isso, lembre-se do amor de Deus...Nós não o merecemos, mas ele não se cansa jamais de nos amar...

Devemos dar valor as pessoas enquanto ainda a temos conosco...E uma coisa eu sempre digo, devemos sempre tratar as pessoas que amamos como se fosse a última vez que a estamos vendo...Porque não conhecemos o dia de amanhã! Talvez amanhã possa ser tarde pra dizer que amamos, que perdoamos...

Que possamos sempre seguir os passos de Jesus...que possamos simplesmnte amar...porque isso é o que importa pra quem quer ser feliz!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Não sou PerfeitA!


Sou uma mulher que luta e uma menina que chora quando perde. Sou uma mulher que briga e uma menina que brinca. Sou uma mulher correta e uma menina travessa. Sou simplesmente eu mesma, Nas horas em que erro, Ou nas horas que acerto. Sou igual a você,HUMANO(A)... Imperfeita... Ás vezes careta, ás vezes moderninha. Sou igual a você Quando sente frio, Quando sente medo, quando sente fome, quando sente sede. Sou igual a você, que sofre quando perde, que sorri quando ganha, que chora quando simplesmente quer chorar. Não sou perfeita e talvez nunca serei! Eu até queria ser perfeita, nunca errar e por muito tempo achei que pudesse conseguir, mas a vida me mostrou que sou HUMANA, e muito humana!

"Que o teu olhar não se prenda
Em quem não quer
Ver-te para além das ilusões
Pois o amor que vale à pena nesta vida
Dá ao coração sempre o direito
De ser ele imperfeito
E mesmo assim poder ser mais feliz"

Padre Fábio de Melo

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Queria poder....


Queria poder mudar o mundo, mas não exatamente esse mundo, planeta onde vivemos, mas pelo menos o mundo das pessoas a minha volta. Por vezes me sinto incapaz, incapaz de ser útil, de ajudar quem amo! Queria poder faze sorrir, aliviar a dor e o sofrimento que os aflige. Se eu pudesse escolher, escolheria com certeza passar por cada dificuldade que eles passam nos seus lugares, mas essa escolha não é nossa!
Dizem que quando temos problemas ficamos desanimados, tristes, mas mais desanimados e tristes ficamos quando tais problemas atingem as pessoas que mais amamos. O sentimento de incapacidade começa a tomar conta de nós...Como é ruim ver o sorriso se apagar da face de alguém e tentarmos fazer o máximo pra acendê-lo novamente e tudo parecer inutil.
Sei que na vida não traçamos nossos rumos como bem queremos, há coisas que não cabem a nossa capacidade tão limitada. É exatamente por isso que Deus existe e somente ele sabe o melhor rumo da nossa vida!
Peço a deus sabedoria e muito amor para que eu possa regar a vida das pessoas que ele colocou na minha vida, no meu caminho. Queria mesmo era poder dar meu sorriso, minha felicidade para aqueles que precisam tanto, mas talvez isso não possa ser feito, então o melhor a pedir é SABEDORIA! Pedi-la para saber como agir e o momento certo pra cada atitude!
Ó Pai, me ansina a amar cada dia mais com seu amor, a dar meu perdão e a recebê-lo como tu queres! Me ensine a ser LUZ na vida daqueles que tanto amo, me ajude a amenizar a dor daqueles que sofrerm, a dar palavras de consolo àqueles que tanto precisam.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

VocÊ mE fAz TãO bEm...


Hoje venho aqui com o coração transbordando de alegria...Pq motivos para sermos felizes não faltam! Deus em sua infinita bondade nos deu uma vida de presente, nos deu pessoas especiais que fazem a nossa vida muito mais feliz...E uma dessas pessoas é de quem hoje eu venho falar...Se chama ANDRÉ! Que se tornou mais que especial na minha vida...se tornou ESSENCIAL!!! As pessoas podem entrar na nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem...Agradeço imensamente a Deus por ter me dado um presente tão valioso...Vale muito mais que todo ouro, toda prata...Vale mais que todos os tesouros desse mundO! Hoje, venho aqui como falei no inicio mto mto feliz...Feliz por continuar tendo a oportunidade de te amar...de receber seu amor...de junto aprendermos...que juntos possamos caminhar pelo resto de nossas vidas...que possamos errar, pq somos humanos....mas acima de tudo que possamos PERDOAR! Vamos passar por dificuldades, momentos dificeis, mas se estivermos juntos não iremos cair...E acima de tudo, vamos colocar Deus a nossa frente, a frente dos nossos sonhos e projetos..O amor nem sempre precisa ser dito ou escrito para sabermos que ele existe...ele pode apenas ser demonstrado em cada gesto, em cada olhar... Mas como é bom, como é maravilhoso receber uma mensagem da pessoa amada nos falando de seu sentimento!

Meu amor adorei a sua msg...ela signifiou mto para mim..por isso estou colocando aqui, nesse cantinho especial, onde desabafo o que se passa dentro de mim...

André diz:
Adorei sua mensagem amor, saiba que sinto e penso como vc.... esse tempo longe soh me mostrou o quanto meu amor eh grande por vc e q sem ele nao sou nada... nao existe dinheiro, amigos nem nada no mundo, nem ngm que substitua vc... vc eh unica, assim como meu amor por vc... pq nunca ngm o teve como vc o tem, nem ao menos viu. Te amo amor! Lindona!!!;)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Medo de perder



Antonio Roberto Soares

Um dos maiores obstáculos para uma vida harmônica, plena, mais expressiva e significativa é o medo de perder, sobretudo medo de perder alguém, o medo de perder quem dizemos amar: cônjuge, filhos amigos, patrão, empregado, cliente... Esta emoção é a principal responsável pelo nosso sofrimento vital.

O medo de perder é o medo de tornarmos dispensáveis para a pessoa com a qual estamos nos relacionando, ele se reverte de mil e uma formas, aparece sobre mil disfarces, como o medo de sermos criticados, que falem mal de nós, medo de que nos humilhem, de sermos rejeitados, de não sermos importantes, de sermos menos prezados, de não sermos amados, medo da solidão, e tudo isso pode ser designado por uma palavra : C I Ú M E S !

O ciúme é o medo de não ter alguém, de não possuir alguém, de não ser dono de alguém. Na relação ciumenta colocamos: nós e o outro como objetos, nesta relação pessoas e objetos são a mesma coisa. No ciúme temos medo de um dia sermos considerados inúteis, dispensáveis a outra pessoa, esta é a emoção do apelo, confusa, misturada, dependente e o que agrava é que na nossa cultora aprendemos como se o ciúmes sendo amor, e ele é justamente o oposto do amor pois na relação amorosa existe identidade, eu sou independentemente de você, na relação ciumenta, por outro lado, perde-se a identidade: eu sem você não valho nada, você é tudo para mim.

O amor é solto, é livre, vem de querência intima, está diretamente ligada ao sentimento de liberdade, de opção, de escolha. O ciúme prende, amarra, condiciona, determina, com essa emoção eu já não sou eu, sou o que o outro quer que eu seja.E eu sou assim para que ele seja aquilo que eu quero que ele seja.

No ciúme há um pacto de destruição mútua, cada qual, usa o outro como garantia de que não estará sozinho. Eu me abandono para que o outro não me abandone, eu me desprezo para que o outro não me despreze, eu me desrespeito para que o outro não me desrespeite, eu acabo me destruindo para que o outro não me destrua.

O ciúme é o medo de ser dispensável a alguém, e o mais grave talvez esteja aqui, nós passamos a vida inteira com medo de tornarmos algo que nós já somos: TOTALMENTE DISPENSÁVEIS!

O homem por definição é dispensável, transitório, efêmero, aquilo que passa, e isso é bastante real. Em todas as relações que temos somos hoje, somos substituíveis! O mundo sempre existiu antes de nós, está existindo conosco e continuará existindo sem nós. Somos necessários aqui e agora, mas seremos dispensáveis além e depois.

O medo de ser dispensáveis a alguém é o mesmo medo que temos da morte, que é real, pois o medo da morte é o ciúme da vida, é a vontade irreal de sermos eternos e imutáveis. O medo de perder nos dá a entender que as coisas só valem se forem eternas, se forem permanentes e duráveis.Uma relação só tem valor se tivermos garantia de que a vida sempre será assim como é. E, como tudo é transitório, como tudo é passível de transformação, o medo de perder nos leva a um estado contínuo de sofrimento.

As conseqüências do ciúme são muito claras. Se eu tenho medo de que me abandonem, de que não me amem, de me tornar dispensável, ao invés de fazer cada vez mais para que cada vez mais eu seja melhor, acabo gastando toda a minha energia para provar ao outro que eu já sou o mais, que eu já sou o melhor, que eu já sou o primeiro!

Ao invés de empenhar esforços para ser um cônjuge, um filho, um amigo, um pai ou uma mãe cada vez melhor, eu gasto toda a minha energia tentando provar a eles: que eu sou o melhor cônjuge do mundo, o que é uma mentira; o melhor filho do mundo, o que é uma mentira; o melhor pai ou mãe do mundo, o que é uma mentira; o melhor amigo do mundo, o que é uma mentira; e assim por diante...

O ciúme no conduz ao delírio da onipotência, os nossos atos, nossas iniciativas, a nossa conversa, o nosso comportamento, as nossas considerações, tudo isso é para mostras ao outro que já somos bons, capazes e perfeitos. Aqui está a diferença básica e fundamental entre o medo de perder e a vontade de ganhar.

O medo de perder é assim... Ganhamos, ninguém vai nos tomar o que já possuímos, para conservarmos o que já ganhamos... E com isso nós já chegamos ao ponto máximo, só temos que perder.

À vontade de ganhar por outro lado, é assim... Estaremos sempre ativos, descobrindo oportunidades do ganho, procuraremos ganhar cada vez mais em vez de nos preocupar com possíveis perdas.

O que temos de mais sagrado é a nossa própria vida esta nós já vamos perder, todas as outras perdas são secundárias.

O medo de perder é reativo, defensivo, justificativo! As pessoas ciumentas estão sempre se prevenindo para não perder, sempre se preparando, sempre se conservando.

As pessoas, com vontade de ganhar estão sempre optando, arriscando, o medo de perder é a vivência do futuro, é a vivência antecipada do futuro, é preocupação. À vontade de ganhar, por outro lado, é a vivência do presente, é a vivencia da beleza do presente.

Em tudo, a cada momento existem riscos e existem oportunidades. No medo da perda a pessoa só vê os risco, na vontade de ganhar a pessoa também vê os risco, mas, sobretudo, vê as oportunidades. Cada momento da vida é um desafio para o crescimento. A vontade de ganhar, a qual nos referimos, não significa ganhar de outra pessoa, e sim ganharmos de nós mesmos, ser cada vez mais, estar disposto a dar um passo a frente, estar sempre disposto a crescer um pouco mais. É importante termos para nós, que hoje podemos crescer um pouco mais do que éramos ontem, que ninguém chegou ao seu limite máximo, que idade adulta não significa que chegamos ao máximo de nossas potencialidades, não existe pessoa madura, existe sim, pessoas em amadurecimento.

Todo nosso crescimento se dá por uma paralisação de nosso crescimento pessoal, e cada um de os sabe muito bem onde paralisou, onde nossa energia está bloqueada, onde não está tendo expansão de nossa própria energia.

Ainda, não vimos até hoje, um relacionamento se deteriorar sem a presença marcante do ciúme, do desejo de sermos donos da outra pessoa, de ter poder e controle sobre as ações e até dos pensamentos da pessoa que dizemos amar!

O ciúme é a doença do amor, é um profundo desamor a si mesmo e conseqüentemente um desamor ao outro, pelo ciúme se estabelece uma relação entre dominador x dominado. O ciúme é a dor da incerteza com relação ao sentimento de alguém no futuro. É a raiva de não possuir a segurança absoluta do relacionamento no futuro, é a tristeza de não saber o que vai acontecer amanhã. Alías, o que dói no ciúme, é a insegurança do futuro, é a insegurança do desconhecido. A loucura está aí, passamos a vida inteira tentando conseguir o que jamais conseguiremos: segurança... Pois ela não existe! Ser seguro não acabar com a insegurança, mas aceita-la como inerente à natureza humana. Ninguém pode acabar com o risco do amor, por isso só é possível estar em estado de amor quando sabemos estar em um estado de risco!

Desperdiçamos o único momento que temos, que é o A G O R A,

em função de um momento inexistente: o F U T U RO ! Parece que as pessoas só valem para nós amanhã, no futuro. Nós não curtimos o relacionamento hoje com nosso cônjuge, com os filhos, com s amigos sofrendo pela possibilidade de um dia não sermos queridos por eles. O filho, por exemplo, parece que só nos é importante amanhã, quando crescer, quando se formar, quando casar, trabalhar, etc... Até hoje, não conhecemos um pai que estivesse preocupado com o futuro do filho que estivesse brincando com eles. Em geral, não tem tempo porque estão muito ocupados em assegurar aos filhos um futuro brilhante!

O ciúme é a incapacidade de vivermos a gratuidade da vida. Hoje é o primeiro dia do resto de nossa vida, querendo ou não! Hoje estamos começando, e viver é considerar cada segundo de novo, a cada dia o seu próprio cuidado, o medo daquilo que nos pode acontecer, tira nos a alegria de estar aqui e agora. O medo da morte tira a vontade de viver, o medo de perder alguém tira a beleza de estar com ela agora, alias quando se tem medo de perder alguém é porque pensamos que as pessoas são nossas, ninguém pode perder o que não tem.

Cada pessoa é única e exclusivamente dela mesma, podemos perder um livro, um isqueiro, uma bolsa, porém jamais podemos perder uma pessoa.

O sinônimo do medo de perder é a obsessão pelo primeiro lugar, colocamos nos ombros a tarefa impossível de sermos sempre os primeiros em todos os lugares e em todas as circunstâncias. Se for em casa, queremos ser o primeiro, se for no trabalho, também o primeiro, num assunto específico queremos ser o primeiro, em outro assunto qualquer sempre o primeiro. O 1o lugar é amarelante, deteriorante, ao passo que o 2o lugar é esperançoso, é enverdejante, pois quando alguém chega ao cume da montanha só lhe resta um caminho a seguir: COMEÇAR A DESCER!!

No 2o lugar, ainda temos para onde ir, para onde crescer, a postura do 2o lugar nos leva ao crescimento contínuo, porque você se decreta em 2o lugar mesmo que esteja eventualmente o 1o lugar perante a sociedade.

O 2o lugar não em relação ao outro, mas em relação a nós próprios, ou seja, ainda teremos por onde crescer e melhorar. Você sabe por que o mar é tão grande? É porque ele teve a humildade de se colocar alguns centímetros abaixo de todos os rios do mundo, sabendo receber tornou-se grande, se quisesse ser o 1o e se colocasse alguns centímetros de todos os rios da terra, não seria o mar, mas uma ilha, toda a sua água iria para os outros, e ele estaria isolado...

Além disso, a perda faz parte, a queda faz parte, a morte faz parte, é impossível viver satisfatoriamente se não aceitamos a queda, a perda, a morte o erro, precisamos aprender a perder, a cair, a errar e a morrer. Não é possível saber ganhar sem saber perder, não é possível saber andar sem saber cair, não é possível viver sem saber morrer!

Em outras palavras, se temos medo de cair, andar será muito doloroso; se temos medo de morrer, a vida será muito ruim; se temos medo de perder, o ganho nos enche de preocupação!!!

Esta é a figura do fracasso dentro do sucesso, pois quanto mais ganha, quanto mais melhora na vida, mais sofre. Para a pessoa que tem medo de ficar pobre, quanto mais dinheiro obtém mais preocupado fica. Para a pessoa que tem medo do fracasso, quanto mais sobe na escala social, mais desgraçada é a sua vida.

Agora, se você aprende a perder, a cair, a errar e a morrer, ninguém o controla mais, pois o máximo que pode acontecer a você é cair, é perder, é errar, é morrer e isso você já sabe!!

(Texto retirado da fita Rosa Cruz - Desenvolvimento Comportamental)


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS